Inês Seixas, Candidata ao Conselho Geral





O fotojornalismo tem passado por grandes mudanças e luta ainda hoje pela afirmação do seu devido estatuto. De acordo com dados facultados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), em 2015 «existem 194 jornalistas com carteira profissional, desempenhando funções de fotojornalista. Destes, 111 estão em regime livre, trabalhando os restantes 83 por conta de outrem».

O cenário actual também não é promissor. A diminuição do número de jornais impressos originou a procura de imagens nas agências de fotografia, nos bancos de imagens, no trabalho de freelancers e ainda nas fotografias captadas pelo cidadão comum. Simultaneamente, os despedimentos, os cortes financeiros e o advento cibernético têm contribuído para mais trabalho, a maior velocidade, com menor custo e em menos tempo, o que muitas vezes dá às imagens um valor meramente ilustrativo ou de tapa-buracos.
A falta de meios financeiros e humanos, aliados à subversão dos valores associados à prática do fotojornalismo, remetem o sector para uma crise sem precedentes. É urgente um sindicato que defenda a prática do fotojornalismo em Portugal. A Lista A – Aos Jornalistas, pelo Jornalismo! é a opção pela defesa da independência e da liberdade de informação, bem como dos direitos dos jornalistas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue