João Palma-Ferreira, Candidato a vice-presidente do Conselho Fiscal
Jornalismo é informar com integridade e isenção. Com respeito pela igualdade, pela dignidade de cada pessoa e por uma sociedade inclusiva. Com dedicação à verdade, confirmando tudo. Pela justiça.
Felizmente, este tem sido o caminho seguido por tantos profissionais portugueses, dia a dia, ao longo de muitos anos.
É, sobretudo, porque a Lista A tem bons exemplos de jornalistas que seguiram estes passos, que participo nesta lista candidata à eleição dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas para o próximo mandato.
Como o Jornalismo é um trabalho de equipa, torna-se incontornável citar o exemplo do Fernando Valdez, que tive a felicidade de acompanhar ao longo de mais de três décadas, reconhecido como um dos profissionais mais rigorosos e corretos do jornalismo de Economia, tal como o estimado Topê Ferreira, que tem sabido captar o lado mais pertinente da realidade, a incansável Isabel Vicente, a metódica Valentina Marcelino e a sempre atenta Cristina Ferreira. São exemplos de isenção mantida ao longo de muitos anos de trabalho e, também, “assinaturas” de leitura obrigatória.
Todos nós temos um cuidado comum, que é o dever de apresentarmos à sociedade a informação mais correcta, respondendo assim ao direito de cada pessoa a ser informada, para poder avaliar, com todos os elementos disponíveis, tudo o que é importante para tomar decisões. Sabendo também que a Democracia não é fortalecida sem uma informação isenta. Para isso é fundamental ter um Sindicato solidamente representado.
Numa época em que os radicalismos aumentam; em que a falta de isenção distorce as redes sociais; e em que as diferenças de género continuam a impor desigualdades e condições remuneratórias com “fossos” gritantes, os jornalistas precisam de ter um Sindicato de Jornalistas representado por quem caminha firme, orientado pela isenção.
Diversidade. Isenção. Pluralismo. Humanismo. Democracia. Igualdade. Honestidade. Verdade. Justiça. Rectidão. Sempre a luta contra a corrupção. Inclusão. E desenvolvimento social.
Encontro vontade de caminhar nesta direção entre os jornalistas que integram a Lista A.
Sou “Pelo Jornalismo”.

Comentários
Enviar um comentário