Lista A – A opção de mudança para melhor



No próximo dia 19 – é já na próxima quarta-feira! –, os associados do Sindicato dos Jornalistas terão a palavra decisiva sobre o futuro da sua organização. São chamados a votar pela mudança e por um Sindicato com futuro. A opção é a lista A – “Aos Jornalistas, Pelo Jornalismo!” 

Esta campanha decorre em condições excepcionais. Muitas redacções estão vazias e inúmeros jornalistas estão isolados em casa, frequentemente sem condições apropriadas e com jornadas de trabalho ainda mais extensas e penosas. Estão também mais sós, privados da camaradagem, do conselho solidário, e especialmente da reflexão colectiva sobre os problemas da nossa profissão e da classe. 


Nestas condições, é também mais difícil discutir olhos nos olhos as questões que apresentamos e as propostas que fazemos. Por isso fazemos o apelo para que procurem nas nossas plataformas (endereços abaixo) o que defendemos e o que levaremos a cabo. Sobretudo, não hesitem em contactar-nos. 


Valorizando o Sindicato, a unidade da classe e o papel dos jornalistas na sociedade democrática, a lista A – “Aos Jornalistas, Pelo Jornalismo” propõe-se fazer um levantamento urgente das situações de precariedade e das violações à lei, especialmente pelas empresas que aproveitam o pretexto da crise para reduzir rendimentos. Uma tarefa imediata será o levantamento das empresas que estão a usar o “lay-off” e outros expedientes. 


Ouvir os jornalistas e fomentar o debate, constituir grupos de trabalho para a discussão dos mais variados problemas da profissão, realizar encontros descentralizados, retomar a negociação do contrato colectivo da Imprensa e relançar a contratação colectiva para as rádios e televisões privadas são alguns compromissos da lista A. 


São também prioritários os rastreios de doenças profissionais e a luta pelo reconhecimento do Jornalismo como profissão de desgaste rápido, com destaque para os repórteres de imagem, assim como a regulamentação das figuras do correspondente – uma atividade cada vez mais profissionalizada, mas à qual é preciso dar dignidade e condições justas – e do freelance. 


No dia 19, há mesmo uma opção certa: votar lista A – “Aos Jornalistas, Pelo Jornalismo!” 

Lê o manifesto integral e a composição da Lista A em https: //jornalistas.eu/eleicao-2021-23/lista-a/ 


Segue-nos em: 



Comentários

Mensagens populares deste blogue