Pelos fotojornalistas e repórteres de imagem - 8 das muitas lutas a travar
1 – Lutar pelo reconhecimento do jornalismo como profissão de desgaste rápido e redução da idade da reforma, especialmente quanto aos fotojornalistas e repórteres de imagem.
2 – Lutar contra a precariedade que, sendo transversal ao jornalismo em Portugal, afecta particularmente os fotojornalistas, e pela regulação dos direitos de autor destes profissionais sobre o seu trabalho, nomeadamente impedindo a venda de imagens a terceiros sem o consentimento do seu autor e a devida compensação.
3 – Lutar pela regulação e tabelamento do trabalho freelance de fotojornalismo, nomeadamente com a introdução de um valor digno no sentido de valorizar a profissão, combater a precariedade e fazer reflectir no valor a cobrar o material de trabalho e a cedência do direito de utilização das imagens.
4 – Zelar pelo cumprimento do contrato colectivo de trabalho e, no mínimo, da tabela salarial respectiva, para os fotojornalistas que integram os quadros das empresas.
5 – Fiscalizar a obrigação de as empresas facultarem o material necessário para o bom desempenho da profissão.
6 – Zelar pelo cumprimento do código deontológico dos jornalistas pelos fotojornalistas e repórteres de imagem, sensibilizando-os para os deveres a que estão obrigados.
7 – Negociar com as entidades promotoras de eventos desportivos, nomeadamente a Liga e a Federação de Portuguesa de Futebol, um conjunto de normas e procedimentos que facilitem o trabalho dos fotojornalistas e não o dificultem, como acontece actualmente, e lutar pela salvaguarda dos direitos e segurança destes profissionais, que no exercício da sua profissão estão mais expostos, garantindo que agressões como a sofrida pelo nosso camarada Francisco Ferreira não passem impunes nem se repitam.
8 – Limitar e fiscalizar a utilização em peças jornalísticas de fotografias provenientes das redes sociais, o que tem contribuído significativamente para a desvalorização e precarização do trabalho do fotojornalista.

Comentários
Enviar um comentário